CIAAT participa de curso no SEBRAE
Data publicação 15/06/2016
Postado Por: Alexandrina Sant

 

   Na terca-feira (7), representantes do Centro de Informação e Assessoria técnica (CIAAT), participaram a convite do SEBRAE de Governador Valadares da palestra: “Novos mercados para a agricultura familiar”. O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação de representantes de prefeituras de Valadares e de outras regiões, membros de associações e estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).   

     Abertura do evento foi realizada pelo analista Ricardo Wagner Ferregueti, relatando o trabalho realizado pelo SEBRAE. Em seguida, a palestra foi ministrada pelo consultor de agricultura familiar do SEBRAE, Nilson Borges, que iniciou abordando a importância deste segmento no Brasil, sendo que 79% dos estabelecimentos agropecuários são de agricultura familiar e 62% da geração de empregos no campo vem do setor que produz hortaliças, mandioca, carne suína e de aves, milho, e demais alimentos comuns a cada região. 

       Além de evidenciar a importância do setor, outras questões também foram apresentadas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), orientações sobre compra e venda de produtos da agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e orientou sobre outras formas de comercialização dos produtos: “Quase 80% da alimentação vem do campo. O papel das cooperativas e associações e fazer com que as pessoas se mantenham no campo”, afirmou Nilson Borges.

     O evento contou com a participação do grupo, que puderam sanar as dúvidas com o palestrante. “Foi bem informativo. Já participo dos programas apresentados, mas é sempre bom aprendermos mais”, diz Darlene Gomes, do município de Pescador.  

 

Fotos

Subir