Encerramento do curso em pecuária leiteira é realizado no CETRECS
Data publicação 25/05/2016
Postado Por: Alexandrina Sant

 

 Em clima de confraternização, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), finalizou mais uma de suas ações. Neste domingo (22), aconteceu no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologias Sociais Comunidades Sustentáveis (CETRECS), a cerimônia de encerramento do curso em pecuária leiteira com ênfase em tecnologias sociais. O curso teve como objetivo formar técnicos para atuar na extensão rural, e nas propriedades familiares. Os alunos foram selecionados através de parcerias com Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista (MG), e com a Penitenciária Francisco Floriano de Paula (PFFP).     

 Realizado pelo CIAAT e IFMG, a formação teve o patrocínio da Petrobras através do eixo qualificação profissional.  As aulas aconteceram em um período de oito meses uma vez ao mês nos finais de semana. “A parceria com o CIAAT foi excelente, pois proporcionou ampliar o conhecimento dos alunos na parte prática, e na parte técnica. Por ser a primeira pretendemos fazer inúmeras melhorias. Outro ponto a ser abordado, é a heterogeneidade da turma. São alunos com diferentes formações acadêmicas, uns técnicos, outros filhos de agricultores. Preparar as aulas para esta turma era um desafio e um aspecto positivo do curso, pois um complementa o outro”, destacou a profª do IFMG Eliane Sant “Anna de Melo.   

 Na abertura do evento, o coordenador do CIAAT Antônio Carlos Linhares Borges, destacou a importância do projeto e agradeceu a participação dos alunos, a perseverança de permanecerem até final do curso além da satisfação do CIAAT em estar contribuindo para a formação profissional e social do grupo.  Em seguida, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Clóvis da Silva Moreira abordou a questão ambiental sob o modelo de produção contando um pouco de sua trajetória de filho de pequeno agricultor e as dificuldades encontradas para se graduar.   

 A cerimônia contou com a participação de convidados, como representantes da Penitenciária Francisco Floriano de Paula (PFFP),   professores e o diretor do IFMG campus São João Evangelista prof. José Roberto de Paula: “Parabenizo ao CIAAT pela iniciativa do curso e pelo trabalho que desenvolve na região. Acredito na capacitação constante que é fundamental para o desenvolvimento cultural e humano”, afirmou.     

 Ao final das atividades, os alunos também expressaram satisfação e gratidão com o curso e receberam das mãos da profª Eliane Sant “Anna de Melo, o certificado de conclusão do curso.

Disciplinas ministradas no decorrer curso pelo corpo docente do IFMG, campus São João Evangelista: 

 

·         Sistema de Produção em Pecuária de Leite I e II

·         Agrostologia Aplicada a Pecuária Leiteira

·         Manejo Reprodutivo de gado de leite e biotecnologias reprodutivas

·         Extensão Rural na Pecuária Leiteira

·         Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis

 

 

 

Fotos

Subir