Equipe técnica da IBIO visita CIAAT
Data publicação 19/02/2016
Postado Por: Alexandrina Sant

 

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, o Centro de Informação e Assessoria Técnica recebeu o grupo de técnicos do Instituto BioAtlântica  (IBIO-AGB Doce), organização sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento sustentável, à conservação ambiental e ao uso dos recursos naturais. Participaram da atividade, representantes das cidades de Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), para conhecer as ações que o CIAAT realiza no município.  

No primeiro dia de visita, o grupo conheceu o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologias Sociais Comunidades Sustentáveis (CETRECS), em Baguari, espaço educacional que possui salas multimeios utilizadas para cursos e capacitações, além de toda estrutura que acomoda os alunos em época de cursos. As áreas destinadas às tecnologias sociais Produção Agroecológica Integrada Sustentáveis (PAIS) e Balde Cheio também foram apresentadas. “Estou feliz em saber que existe uma estrutura como esta na região. O CIAAT tem muito a contribuir na recuperação econômica e ambiental da região”, disse o gerente executivo da IBIO/RJ Flávio Pinheiro.  

2ª etapa da visita

Após conhecerem um pouco dos projetos desenvolvidos pelo CIAAT, no período da tarde, a equipe se dirigiu ao Assentamento Liberdade, no município de Periquito. A propriedade visitada foi a do Sr. João Bimba, atendido pelo CIAAT por meio da tecnologia Balde Cheio. O produtor trabalha com seus filhos na propriedade de 14 hectares e a pecuária leiteira é a principal fonte de renda. Com onze vacas, eles retiram 120 litros de leite/dia, o que melhorou muito a situação econômica da família.

 Outras comunidades receberam a visita da IBIO

No dia seguinte, o grupo visitou o sítio da nascente situado no córrego do Desidério, em Brejaubinha, há 54 km de Governador Valadares, propriedade de Rislei da Silva. Lá conheceram o sistema de fossa séptica biodigestora instalado pelo CIAAT na propriedade há aproximadamente 12 meses. Em seguida, a equipe foi ao Sítio da Nascente e conheceu os benefícios da tecnologia Balde Cheio na propriedade de Acassio Mendes que com apenas oito vacas produz 100 litros de leite/dia.  

Subir